Maria e Jesus
 
A ORIGEM, SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO "AVE MARIA"

 

Como surgiu a oração da Ave Maria?
- por Marlete Lacerda - Missionária Marióloga

A Ave Maria é, sem dúvida, a oração mariana mais conhecida em todo o mundo. Ela é rezada todos os dias por milhões de católicos e muitos chegam a recitá-la até duzentas vezes, quando rezam o rosário ao longo do dia.

Esta oração, que na época medieval era conhecida como “Saudação angélica”, é o resultado de um longo processo. É uma oração composta de duas partes: uma de louvor e a outra de súplica.

A sua primeira parte foi tirada do Evangelho de São Lucas: consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lucas 1:28), e na saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" (Lucas 1:42).

Inicialmente, esta união entre as duas saudações era encontrada somente na liturgia e só mais tarde tornou-se uma oração popular. O seu uso como fórmula de oração começou nos mosteiros em torno do ano 1000 e foi aos poucos se difundindo, tornando-se universal após o século XIII. O texto, porém, compreendia somente a primeira parte, sem o nome de Jesus.

 

Versão Católica pré-Tridentina

Alegra-te, mui agraciada! (Lucas 1,28)
O SENHOR está contigo! (Lucas 1,28)

Bendita és tu entre todas as mulheres, (Lucas 1,42)
e bendito é o fruto de teu ventre! (Lucas 1,42)

 

Foi somente no século XV que se acrescentou a segunda parte da Ave Maria: “Santa Maria, *Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém.” E foi nesta época também que se acrescentou o nome “Jesus” no final da primeira parte. Esta segunda parte é de origem popular-eclesial e também foi surgindo aos poucos.

 

*(Lucas 1:43 - "Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?“ Como podemos entender Isabel chamar Jesus de “Meu Senhor”? – A palavra “Senhor”, naquela época, poderia indicar “divindade, Deus”, mas também, superior, mestre, professor ou até governador. Mas o mais importante, era que assim era como os judeus se referiam ao esperado Messias, o “Senhor”.)

 

Vale a pena lembrar o sermão no qual S. Bernardino de Senna, ao comentar a Ave-Maria, disse que, ao final desta, se poderia acrescentar “Santa Maria, rogai por nós pecadores”.

 

A súplica a Maria, começa com o adjetivo santa, porque Maria é a primeira entre todos os santos venerados pela Igreja, pois somente Ela é “Cheia de Graça”.

 

A fórmula atual da Ave Maria, que se difundiu lentamente, foi divulgada no breviário publicado em 1568, por ordem do papa Pio V.

 

Versão Católico Romana pós-Tridentina

 

    Ave, Maria, cheia de graça,

    o Senhor é convosco.

    Bendita sois vós entre as mulheres,

    e Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus!

 

    Santa Maria, Mãe de Deus,

    rogai por nós, pecadores,

    agora e na hora de nossa morte.

 

Marlete Lacerda


A AVE MARIA – DA THE SUMMIT LIGHTHOUSE

Ave Maria, cheia de graça,
O Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus,
Rogai por nós, filhos e filhas de Deus,
Agora e na hora da nossa vitória
Sobre o pecado, a doença  e a morte.

 

Elizabeth Clare Prophet, Mensageira dos Mestres Ascensos da Grande Fraternidade Branca, nos ensina sobre a Ave Maria:

"Quando recitamos a Ave Maria estamos entoando um canto de Louvor à Mãe Divina. Isto eleva a energia da Mãe, que é Ômega, no próprio Ser, e essa energia flui alimentando todos os centros espirituais, todo o nosso Ser.“

"É uma exaltação ao Raio Feminino, cuja virtude é purificação, é o conceito Imaculado da Virgem Cósmica, é purificação e Unidade, é Integração, é Saúde, é Abundância.“

"E liberando o Raio Feminino para o Cosmos, estamos magnetizando o Raio Masculino, Alfa. E quanto mais desenvolvemos a devoção à Mãe Divina, com louvor e glória, mais magnetizamos da polaridade oposta Alfa, que é Pai e Filho."

"Estas energias de Alfa e Ômega, Pai e Mãe, convergindo para o centro do Ser, unindo-se; desta união nasce o Espírito Santo. O fluir da energia de Pureza magnetiza a abundância.

A união das energias de Alfa e Ômega é Polaridade, e Polaridade é magneto perfeito. Portanto, a pessoa polarizada magnetiza aquilo que lhe falta para a realização de seu plano divino.“

Elizabeth Clare Prophet


ORAÇÃO À MARIA SANTÍSSIMA - do Grupo de Estudos EuSouLuz

Alegra-te Maria Cheia de Graça, o Senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres, e
Bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.

Santa Maria Mãe de Deus,
Rogai por nós, humanos de Boa Vontade,
Agora e na hora da nossa Ascensão na Luz

Amém

Confira a explicação sobre "Alegra-te Maria"


AVE MARIA EM LATIM

Ave María grátia plena
Dóminus tecum
benedicta tu in muliéribus et benedictus
fructus ventris tui Iesus.

Sancta María, Mater Dei,
ora pro nóbis, peccatóribus,
nunc et in hora mortis nostræ.

Amen.


ORAÇÕES DE FÁTIMA

1. Oração para Obter o Perdão, pelo Anjo da Paz.*
Ó meu Deus, eu creio, adoro e Vos amo. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam. ( 3x)  

2. Oração para Reparação Eucarística, pelo Anjo da Paz.*
Ó Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e  Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da Terra, como reparação pelos ultrajes sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E, pelos méritos infinitos do seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores. (3x)  

3. Oração para Fazer Sacrifícios pela Virgem Maria **
Ó Jesus, faço isso por amor a vós, pela conversão dos pecadores e como reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria. (3x)

4. Oração para Salvar Almas do Inferno, pela Virgem Maria.**
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai todas as almas para o Céu, especialmente as que mais necessitarem. (3x) 

* O anjo da Paz apareceu às três crianças de Fátima pedindo-lhes que recitassem estas duas orações.

** Quando das suas aparições em Fátima Nossa Senhora pediu às três que recitassem estas duas orações.

ORAÇÃO TRADICIONAL, DADA ÀS TRÊS CRIANÇAS DE FÁTIMA EM 1916. (Em 1916 o Anjo da Paz ensinou esta prece às três crianças, na sua primeira aparição em Fátima. Ele ajoelhou-se e inclinou-se até que sua testa tocasse o solo, e disse às crianças para repetirem a prece com ele. Depois instruiu-as, “Façam esta oração. Os corações de Jesus e Maria estão atentos às vossas súplicas”). 


Ao utilizar nossos textos, indique sempre o web site - www.eusouluz.com.br


- Colabore para a Expansão da Luz! -


Voltar para a Página Anterior

 Conhecer Outras páginas