NAMO KUAN-SHIH-YIN PU-SA
A PRONÚNCIA
NAMÓ GUAN-CHEER-IIN PUSSÁ
O SIGNIFICADO
Eu Chamo pela Bodisatva Kuan Yin, Aquela que vê e ouve o sofrimento
do Mundo.
Namo (Sânscrito) - uma homenagem ao Sagrado
nome de Kuan Yin, Salve !
Kuan (Chinês) – aquela que cuida e observa
Shih (Chinês) – o mundo
Yin (Chinês) - Som / Voz
Pusa (Sânscrito) – Bodisatva
- Ouvir o Mantra -
CHIU K’U CHIU NAN PU-SA LAI
A PRONÚNCIA
DIO-CU DIO-NAN PUSSA-LAI
O SIGNIFICADO
Livre-nos do sofrimento e dos desastres. Bodisatva (Kuan Yin) -
Venha!
- Ouvir o Mantra -
OM MANI PADME HUM
Tradução: Recebemos a Jóia da
consciência no coração do Lótus. (O Lótus é o chakra).
Significa - Recebemos a jóia da
consciência divina, no centro do nosso chakra da coroa.
Avalokitesvara alcançou tão elevado grau de
espiritualidade, como se tivesse subido a mais alta montanha. Destas
alturas, estava para partir à planos ainda mais elevados, e
distantes da terra, quando ouviu um gemido que vinha do inconsciente
coletivo da humanidade.
O lamento por sua partida. Seu coração encheu-se
de compaixão e Avalokitesvara prometeu ficar neste planeta
trabalhando e servindo para evolução da humanidade.
Este juramento bodhisatva, é feito por todos os
Mestres que servem a Luz da Grande Fraternidade Branca. Eles deixam
de seguir as sua evolução em planos superiores, para servir a
Luz de seus irmãos ainda encarnados.
Ao recitarmos o Mani Mantra, estamos penetrando a
mesma roda metafísica que os Mestres Ascensos e não Ascensos da
Grande Fraternidade Branca que estão constantemente empurrando - a
Roda da Evolução Espiritual da humanidade.
Este mantra tem sua origem na Índia e de lá foi
para o Tibet. Os tibetanos não conseguiram entoá-lo da mesma forma,
mudando sua pronuncia para: OM MANI PEME HUNG este é o mantra mais
utilizado pelos budistas tibetanos.
Qualquer pessoa pode entoá-lo. Estando feliz ou
triste, ao entoar o "Mani Mantra", uma espontânea devoção surgirá em
nossa mente e o grande caminho será fortemente realizado.
O mantra OM MANI PADME HUM, é fácil de pronunciar
e poderoso pois contém a essência de todo o ensinamento.
Muito tem sido escrito sobre este mantra e é
impressionante que apenas seis silabas possam atrair tanto
comentário importante.
De acordo com Dalai Lama, o propósito de recitar
este mantra é transformar o corpo impuro de suas palavras e mente,
no puro e louvado corpo, palavra e mente de um Buda.
O som de cada silaba é visto como tendo uma forma
paralela espiritual.
Fazer o som de cada silaba portanto, é alinhar a
si mesmo com aquela qualidade espiritual particular e para se
identificar com isto.
Existe também um grande numero de outros beneficio
que resultam da repetição deste mantra, incluindo a produção do
mérito e destruição do carma negativo.
OM - A primeira silaba, recitá-la o abençoa para
atingir a perfeição na pratica da generosidade.
MA - Ajuda a aperfeiçoar a pratica da ética pura.
NI - Ajuda a atingir a perfeição na pratica da tolerância e
paciência.
PAD - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da perseverança.
ME - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da concentração.
HUM - Ajuda na conquista da perfeição na pratica da sabedoria.
A senda das seis perfeições é a senda de todos os
budas. Cada uma das seis silabas elimina um dos venenos da
consciência humana.
OM - Dissolve o orgulho
MA - Liberta do ciúme e da luxuria.
NI - Consome a paixão e os desejos
PAD - Elimina a estupidez e danos.
ME - Liberta da pobreza e possessividade.
HUM - Consome a agressão e o ódio.
Os mantras são freqüentemente, os nomes dos budas,
bodhisattvas ou mestres e que o compuseram. Os mantras são
investidos com um infalível poder de ação, de forma que a repetição
do nome da deidade, transmite as qualidades de sua mente. O nome é
idêntico a deidade ou essência da deidade que o compôs e com ele
presenteia a humanidade dando a seus irmãos a essência de tudo
aquilo que ele atingiu em muitas vidas de esforço e sagrado oficio.
Dando o glorioso resultado de seu momentum de sabedoria.
Ao recitar este mantra, o meditante também pode
conseguir as qualidades do Chenrezig, o bodhisatva da compaixão,
conhecido na tradição Mahayana como Avalokitesvara.
O mantra OM MANI PADME HUM, chamado de mani
mantra, levanta algumas traduções misteriosas. Diz a tradição que
este mantra significa o nome Chenrezig. Contudo, Chenrezig não
tem nome, mas ele é designado por nomes. Estes nomes são a taça para
a compaixão a benção e a força que ele derrama. Portanto este é
apenas um dos nomes de Chenrezig, MANI PADME, colocado entre as duas
silabas sagradas OM e HUM.
Parece-nos que Chenrezig, Avalokitesvara e Kuan
Yin são os nomes do mesmo buda da compaixão.
OM - Representa o corpo de todos os budas, também o
começo de todos os mantras.
MANI - Jóia em sânscrito
PADME - Lótus ou chakra
HUM - A mente de todos os budas e freqüentemente finalizam os
mantras.
MANI - Refere-se a Jóia que Chenrezig segura no centro de suas
duas mãos.
PADME - Refere-se ao lótus que ele segura na sua segunda mão
esquerda.
Dizendo MANI PADME estamos nominando Chenrezig
através de seus atributos: "Aquele que segura a Jóia e o Lótus".
Chenrezig ou Jóia do Lótus são dois nomes para a mesma deidade.
Quando recitamos este mantra, estamos na verdade
repetindo o nome de Chenrezig. Este mantra é investido com a benção
e o poder da mente de Chenrezig, sendo que ele mesmo reúne a benção
e a compaixão de todos os budas e bodhisattvas. Desta forma o mantra
é imbuído com a capacidade de purificar nossa mente de sua
obscuridade. O mantra abre a mente para o amor e compaixão e a
conduz ao despertar.
Sendo a deidade e o mantra um em essência,
significa que é possível recitar o mantra sem necessariamente
trabalhar a visualização. A recitação permanece efetiva.
Cada uma das seis silabas sagradas retêm um efeito
purificador genuíno.
OM - Purifica o corpo
MA - Purifica a palavra
NI - Purifica a mente
PAD - Purifica as emoções
ME - Purifica as condições latentes
HUM - Purifica o véu que encobre o conhecimento
Cada silaba é ela mesma uma oração
OM - É oração dirigida ao corpo dos budas
MA - É oração dirigida à palavra dos budas
NI - É oração dirigida à mente dos budas
PAD - É oração dirigida às qualidades dos budas
ME - É oração dirigida à atividades dos budas
HUM - Reúne a graça (benção) do corpo, palavra, mente, qualidade e
atividade dos budas.
Estas seis silabas correspondem à transcendental
perfeição dos budas secretos.
OM - Ratnasambhava, Buda que nos inunda com sua
sabedoria de igualdade e nos liberta do orgulho espiritual,
intelectual e humano
MA - Amogasidhi, Buda que nos inunda com sua sabedoria que a tudo
realiza, a sabedoria da ação perfeita e liberta-nos do veneno da
inveja e do ciúme.
NI - Vajrasattva, Buda nos inunda com a sabedoria da vontade
diamantina de Deus. Consome em nós o veneno do medo, da duvida e da
descrença em Deus, o único Guru.
PAD - Vairochana, Buda que nos inunda com a sabedoria penetrante do
dharmakaya, a poderosa Presença Eu Sou. Consumindo em nós o veneno
da ignorância.
ME - Amithaba, Buda que nos inunda com a sabedoria da discriminação
e consome em nós os venenos das paixões : Todos os desejos
intensos, cobiça, avareza e luxuria.
HUM - Akshobhya, Buda que nos inunda com a sabedoria que se reflete
como num espelho e consome em nós os venenos de raiva, ódio e
criações de ódio.
As seis silabas sagradas OM MANI PADME HUM
são a essência das cinco famílias de budas secretos. São a fonte
para todas as qualidades e profunda alegria. É a senda que conduz a
uma elevada existência para a liberdade da alma.
- Ouvir o Mantra -
OM MANI PADME HUM HRIH
A PRONÚNCIA
OM MÃNI PADME RRUM RrIIII
O SIGNIFICADO
Recebemos a jóia da consciência divina, no centro do nosso chakra da
coroa., que nos traz a sabedoria discriminativa, o discernimento. (O
Lótus é o chakra da coroa). HRIH! (Hrih é o bija, ou sílaba
“semente”, do Buda Amitabha.)
- Ouvir o Mantra -