PRONÚNCIA:
OOMM TRIAMBACAM IÃDIAMARREE
SUGAND-RRIM PUSHH-TI VARDANAM
URVÁÁ RUCAMIVA BANDANÁÁ
MRI-TYOR MUK-CHÍA MAA-MRITÁÁ
- Download - Liberado -
- Download2 - Liberado -
"O Grande Mantra da Vitória Sobre a Morte."
Maha = Grande
Mrityun = Morte Jaya
= Vitória
Dizem que este mantra é rejuvenescedor,
outorga saúde, riquezas, uma vida longa, paz, prosperidade e
contentamento. Como é uma oração endereçada ao Senhor
SHIVA, ao entoarmos este mantra, vibrações Divinas são geradas para
repelir todas as forças negativas do mal, criando um escudo protetor
poderoso.
Este é um mantra para pedir a cura de
doenças, e para proteger contra acidentes e desgraças de todas as
espécies.
Maha Mrityunjaya também é conhecido como
"Mantra Moksha" (o mantra da libertação da reencarnação) do
Senhor Shiva. Este é um mantra protetor contra acidentes,
infortúnios e calamidades diárias, um mantra para sermos libertados
dos sofrimentos físicos, mentais e emocionais, dos medos da morte e
de acidentes.
O grande número encontrado de diferentes
interpretações deste mantra, deixa claro que
nenhuma delas faz justiça a todos os níveis e significados que ele
nos traz. A múltipla natureza das palavras em sânscrito, faz com que
isto seja possível.
Na verdade, a pronúncia correta dos sons do
mantra são mais importantes aos praticantes, do que a sua tradução
exata. Como música, a ressonância destes sons atrai a mente
e a dirige a uma experiência interior. O significado literal do
mantra é secundário. Por outro lado, é importante conhecer o
significado do mantra para desenvolver uma fé nele.
O primeiro passo é aprender a recitar o
mantra corretamente. Embora pareça meio longo, ele tem só
trinta e três sílabas que podem ser aprendidas com um esforço
modesto. Uma repetição lenta combinada com uma revisão do
significado das palavras individuais, ajudará a lembra-lo.
Uma vez que o mantra seja aprendido, leve o
significado para sua mente enquanto faz sua meditação diária, como
um tipo de invocação em sua prática normal. Depois de
acalmar o corpo e a respiração, entoe o mantra por 3, 27, 33, 108
recitações, e permita sua mente tornar-se absorta pelos sons e
ritmos de cada linha.
Deixe o mantra puxar sua consciência ao centro do
seu coração ou para o centro das sobrancelha, na altura do chakra da
terceira visão.
Se for recitar o mantra para resolver um
problema de saúde, focalize sua consciência no Plexo Solar.
É muito comum na Índia, recitarem o mantra Mrityunjaya, quando uma
criança faz seu primeiro ano de idade. É uma forma de desejar à
criança uma vida longa e saudável.
Alguns recitam o mantra em todos os
aniversários, sendo que os 60º e 80º aniversários, são
também considerados especiais, para a recitação do mantra, para que
a passagem, agora mais próxima, possa ocorrer com a vitória da vida
eterna.
QUAL É O SIGNIFICADO DO MANTRA
"MRITYUNJAYA"
OM – O início de cada mantra. Palavra que traz a
energia do mantra à manifestação.
TRYAMBAKAM - A palavra
TRYAMBAKAM, Refere-se aos Três olhos do Senhor Shiva. “TRY” é o
mesmo que “Três” e “AMBAKAM” quer dizer “olhos”.
Alguns pronunciam esta palavra como TRAYAMBAKAM, e
o significado é o mesmo, "TRAYA" quer dizer "triplo".
Estes três olhos ou fontes de iluminação, são
representados pela Trimurti de Brahma, Vishnu e Shiva e “AMBA”
também tem uma referencia à Mãe ou Shakti e "KAM" que refere-se ao
Bom e Correto.
Shakti é a Mãe divina manifestada, mas é também
representada pelas consortes de Brahma, Vishnu e Shiva; que são:
Saraswati, Lakshmi e Parvati.
Assim, quando pronunciamos, as palavras: OM
TRYAMBAKAM, nós estamos manifestando a Presença de Deus, como
Onisciente (Brahma), Onipresente (Vishnu) e Onipotente (Shiva).
O termo “Três olhos” significa a mais pura e
profunda consciência do universo que impregna e transcende o tempo
no presente, no passado e no futuro.
YAJAMAHE : é uma oferta,
sacrifício, adoração, veneração. Adorando com Alegria. Nós
oferecemos nosso sacrifício com alegria. Alguns traduzem para:
“Cantamos em sua honra”.
SUGANDHIM : é um doce perfume/
uma fragrância agradável. Uma referência à alegria que temos de
conhecer, enxergar e sentir a Poderosa Presença do Senhor Shiva, que
nos envolve com a fragrância de Seu perfume. Quando o nosso
terceiro olho desperta, tudo torna-se perfumado, porque tudo passa a
ser visto como sagrado.
PUSHTI : é o mesmo que nutrir; o
suporte a tudo o que existe; a prosperidade.
VARDHANAM : Aumento, incremento,
fortalecimento. O aumento da prosperidade, do auxilio divino, da
saúde e do bem estar.
URVARUKAM : Um tipo de pepino,
que no passado da Índia, era conhecido como fruto de uma trepadeira.
Esta trepadeira emaranhava-se em outras plantas, unindo-se a elas e
tornando-se um obstáculo para o crescimento do pepino, que sofria
para libertar-se e cair.
“IVA” : assim como. desta forma.
BANDANAAM : impotente e sem
forças, preso no cativeiro.
MRITYOR : da morte, das doenças e
dos obstáculos.
MUKSHIYA : uma armadilha.
MAAMRITAAT : livra-nos da morte,
dê-nos a vida eterna.
Este mantra começa por invocarmos a TRYAMBAKAM.
Ao falarmos esta palavra, estamos chamando a
atenção de Shiva sobre nós. Mais do que isto, estamos reconhecendo
em Shiva, seu poder de manifestação da totalidade divina.
Shiva é a vontade de Brahman manifestada. Ao
dizermos OM TRYAMBAKAM, estamos invocando a capacidade de enxergar
através de nosso terceiro olho.
OM TRYAMBAKAM OM TRYAMBAKAM OM
TRYAMBAKAM.
Quando dizemos YAJAMAHE, Estamos
confirmando que vivemos para Deus e para Sua causa.
SUGANDHIM, é um reconhecimento de
que Deus está no meio de nós. Esta é a afirmação que autorizamos em
nosso livre arbítrio, a Vontade divina atuando em nossas vidas.
PUSHTI VARDHANAM, é um
reconhecimento de que Deus pode nos dar prosperidade e auxilio,
saúde e bem estar.
URVA RUKAMIVA, são palavras que
representam a doença e os obstáculos na vida. Estas são as palavras
chave do mantra. Falando-as, nós estamos reconhecendo o poder dos
obstáculos e das doenças, bem como a nossa situação de encarnados e
limitados pela matéria. Assim como o pepino sofre para se libertar,
nós também lutamos para nos libertarmos dos ciclos de reencarnação
na matéria.
URVA RUKAMIVA, quando dita junto de
BANDHANAT, significa : “sem forcas devido a uma forte
doença ou obstáculos”. Esta parte refere-se às barreiras do mundo
astral que nos envolvem. Na Terra, estamos todos envoltos pelo plano
astral e isto é um problema sério em nossas vidas e precisamos de
ajuda espiritual (Tryambakam - visão da realidade) para sairmos da
lama astral.
MRITYOR MUKSHIYA MAAMRITAAT, ao
dizermos isto, estamos confirmando que precisamos da interseção
divina. Precisamos da ajuda do Senhor Shiva, para nos livrar da
morte, das doenças e dos obstáculos da vida astral.
Esta parte do mantra, também se refere à morte
física e prematura, como aos ciclos de reencarnação, objetivando
alcançarmos o Nirvana ou emancipação final do re-nascimento na
matéria “Senhor Shiva, liberte-nos das amarras da morte e da
ignorância”.
Este mantra mostra que estamos realmente
interessados em atingir a glória da vida eterna, ao lado de Deus.
Queremos realizar o que é imortal; o que está por detrás de tudo.
As Escrituras comentam que a repetição constante
deste antigo Mantra Upanishadico, purifica o coração e desperta a
percepção ou terceiro olho, nos conduzindo a um nível de
entendimento mais profundo.
De modo simultâneo, a reflexão neste Mantra também
auxilia a despertar nossas faculdades intuitivas latentes. Este
Mantra é especialmente recomendado para afastar os sofrimentos em
caso de doenças físicas ou emocionais.
Folcloricamente, ele é traduzido assim:
Nós adoramos o ser de três olhos, (Senhor Shiva). Aquele que é
perfumado e nutre a todos os seres. Que Ele nos liberte da morte,
com o propósito da imortalidade. Do mesmo modo como um pepino maduro
é separado da trepadeira.